Presidente da FMIS RJ

Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, tem a missão de conduzir uma gestão eficiente e inovadora à frente do MIS RJ, respaldada na sua competente atuação como gestor público municipal, quando no período de 2019 a 2020, foi diretor-presidente da RioFilme, Empresa Distribuidora de Filmes S/A.

Suas ações na RioFilme foram destaque em âmbito nacional e internacional, no difícil período em que o vírus da Covid-19 isolou o mundo, interrompendo a principal atividade da empresa, de fomento à produção cinematográfica carioca, com o fechamento de cinemas, sets de gravação, cancelamento de mostras e festivais, interrupção das filmagens, travando a máquina da sétima arte em todo país. Os desafios impostos pela pandemia a RioFilme foram superados com criatividade, através de diferentes projetos voltados para atender a população carioca mais vulnerável, nos bairros das zonas norte e oeste da cidade. O destaque principal foi o projeto Cinema nas Janelas, que levou alento e alegria para as famílias em isolamento social, exibindo filmes projetados em um telão inflável, para serem vistos de dentro de suas casas, com segurança e respeitando as regras estabelecidas pelos órgãos competentes. Outra ação relevante e histórica foi a criação do Centro de Referência do Audiovisual Carioca, nas Casas Casadas, ponto de encontro gerador de cultura e negócios, troca de experiências entre profissionais, estudantes e os mais diversos segmentos do setor audiovisual. Duas empresas conceituadas firmaram parceria com a RioFilme e se instalaram nas Casas Casadas, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), e a Cavideo Produtora, contribuindo para gerar um grande polo de cinema no Rio de Janeiro.

Sua formação como jornalista foi determinante para implementar novas diretrizes como gestor público, criando alternativas, estabelecendo parcerias com os diversos segmentos da cadeia audiovisual carioca e trabalhando como um elemento agregador junto aos profissionais do cinema nacional.

Sua expertise no meio cultural advém da vasta experiência como diretor e produtor de diversos programas de grande audiência, atuando durante mais de trinta e cinco anos em diferentes funções na Rede Globo de Televisão. Com especialização em TI/Comércio Eletrônico, foi um dos precursores da difusão da internet brasileira com a produção de conteúdo para sites em todo país. Como professor universitário, com Aperfeiçoamento em Didática do Ensino Superior, esteve à frente de projetos importantes que contribuíram para a formação acadêmica de qualidade na cidade do Rio de Janeiro.

Imbuído dos valores que preconizaram a criação do MIS RJ, sua gestão terá como norte o pioneirismo dos idealizadores, que nos idos de 1965 já vislumbravam sua projeção como vitrine cultural para todo país. E para além da missão de preservar a memória audiovisual da cultura brasileira, com um acervo constituído de 350 mil itens distribuídos em 37 coleções, o MIS RJ terá os olhos voltados para o grande público, democratizando o acesso desse valioso material para que cariocas e fluminenses conheçam a sua importância histórica, e de como ele se consolidou como centro de excelência para estudo, pesquisa e difusão da cultura brasileira.