Presidente da FMIS RJ

Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, tem a missão de conduzir uma gestão eficiente e inovadora à frente do MIS RJ, respaldada na sua competente atuação como gestor público municipal, quando no período de 2019 a 2020, foi diretor-presidente da RioFilme, Empresa Distribuidora de Filmes S/A.
Suas ações na RioFilme foram destaque em âmbito nacional e internacional, no difícil período em que o vírus da Covid-19 isolou o mundo, interrompendo a principal atividade da empresa, de fomento à produção cinematográfica carioca, com o fechamento de cinemas, sets de gravação, cancelamento de mostras e festivais, interrupção das filmagens, travando a máquina da sétima arte em todo país. Os desafios impostos pela pandemia a RioFilme foram superados com criatividade, através de diferentes projetos voltados para atender a população carioca mais vulnerável, nos bairros das zonas norte e oeste da cidade. O destaque principal foi o projeto Cinema nas Janelas, que levou alento e alegria para as famílias em isolamento social, exibindo filmes projetados em um telão inflável, para serem vistos de dentro de suas casas, com segurança e respeitando as regras estabelecidas pelos órgãos competentes. Outra ação relevante e histórica foi a criação do Centro de Referência do Audiovisual Carioca, nas Casas Casadas, ponto de encontro gerador de cultura e negócios, troca de experiências entre profissionais, estudantes e os mais diversos segmentos do setor audiovisual. Duas empresas conceituadas firmaram parceria com a RioFilme e se instalaram nas Casas Casadas, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), e a Cavideo Produtora, contribuindo para gerar um grande polo de cinema no Rio de Janeiro.
Sua formação como jornalista foi determinante para implementar novas diretrizes como gestor público, criando alternativas, estabelecendo parcerias com os diversos segmentos da cadeia audiovisual carioca e trabalhando como um elemento agregador junto aos profissionais do cinema nacional.
Sua expertise no meio cultural advém da vasta experiência como diretor e produtor de diversos programas de grande audiência, atuando durante mais de trinta e cinco anos em diferentes funções na Rede Globo de Televisão. Com especialização em TI/Comércio Eletrônico, foi um dos precursores da difusão da internet brasileira com a produção de conteúdo para sites em todo país. Como professor universitário, com Aperfeiçoamento em Didática do Ensino Superior, esteve à frente de projetos importantes que contribuíram para a formação acadêmica de qualidade na cidade do Rio de Janeiro.
Imbuído dos valores que preconizaram a criação do MIS RJ, sua gestão terá como norte o pioneirismo dos idealizadores, que nos idos de 1965 já vislumbravam sua projeção como vitrine cultural para todo país. E para além da missão de preservar a memória audiovisual da cultura brasileira, com um acervo constituído de 350 mil itens distribuídos em 42 coleções, o MIS RJ terá os olhos voltados para o grande público, democratizando o acesso desse valioso material para que cariocas e fluminenses conheçam a sua importância histórica, e de como ele se consolidou como centro de excelência para estudo, pesquisa e difusão da cultura brasileira.
President of FMIS RJ
Cesar Miranda Ribeiro, president of the Museum of Image and Sound of Rio de Janeiro (MIS RJ), is committed to leading an efficient and innovative administration. His leadership is backed by his proven experience as a municipal public manager, having served as the CEO of RioFilme, the city’s film distribution company, from 2019 to 2020.
His actions at RioFilme gained national and international recognition, particularly during the challenging period when the Covid-19 pandemic isolated the world and halted the company’s core mission of fostering Rio’s film production. With cinemas closed, film sets shut down, festivals canceled, and productions suspended, the film industry nationwide faced an unprecedented crisis. The obstacles imposed by the pandemic were overcome with creativity through various initiatives aimed at supporting Rio’s most vulnerable communities, particularly in the northern and western zones of the city. The most notable project was “Cinema nas Janelas” (Cinema in the Windows), which brought comfort and joy to families in isolation by screening films on an inflatable screen, allowing people to watch safely from their homes while adhering to health guidelines. Another significant and historic achievement was the establishment of the Carioca Audiovisual Reference Center at Casas Casadas, a cultural and business hub fostering collaboration among professionals, students, and different segments of the audiovisual industry. Two esteemed organizations, the Brazilian Association of Cinematography (ABC) and Cavideo Produtora, partnered with RioFilme and established their headquarters at Casas Casadas, further solidifying Rio de Janeiro as a major film industry hub.
His background in journalism was crucial in implementing new directives as a public manager, developing alternatives, forging partnerships across Rio’s audiovisual sector, and acting as a unifying force among national film professionals.
His expertise in the cultural field comes from extensive experience as a director and producer of numerous high-rated television programs. For over 35 years, he held various roles at Rede Globo, one of Brazil’s largest television networks. With a specialization in IT and E-Commerce, he was a pioneer in expanding Brazil’s internet presence by producing digital content for websites nationwide. As a university professor with advanced studies in Higher Education Didactics, he led significant projects that contributed to high-quality academic training in Rio de Janeiro.
Guided by the founding principles of MIS RJ, his leadership aims to uphold the pioneering vision of its creators, who, back in 1965, envisioned the museum as a cultural showcase for the entire country. Beyond its core mission of preserving Brazil’s audiovisual memory—comprising a collection of 350,000 items across 42 collections—MIS RJ will focus on broadening public access to this invaluable material. By doing so, it will ensure that the people of Rio de Janeiro and the state of Rio recognize its historical importance and its role as a center of excellence for study, research, and the promotion of Brazilian culture.